Flight Silva

Flight Silva
Autor : Paulo Sergio , vencedor do terceiro concurso de prints para o Banner do Blog. Parabéns Paulo.

Apostila do Iniciante


ATUALIZAÇÃO DIA 19/12/2014

      Primeiramente, obrigado por vir buscar o conhecimento, mesmo que seja de forma amadora, profissional, e entre muitas outras.
      Meu nome é Pedro Igor, sou piloto virtual e estudante. Antes de tudo, quero informar que não sou profissional, logo, estou sujeito a erros. Todo meu conhecimento foi conseguido com muitas horas de estudo e com a ajuda de grandes amigos. Enfim, agora vamos ao que interessa! Hoje, irei falar sobre uma coisa em que muitos já vieram me perguntar e pedir ajuda.

Vamos lá?

    Primeiramente, a dúvida de muito iniciante na aviação virtual é: "quais matérias devo estudar, qual avião deverei usar para ter um melhor aprendizado, onde devo voar, como devo começar?" Para começar, irei falar qual o tipo de voo em que você deve começar a treinar e estudar. Na aviação, existem basicamente dois tipos de voo, o VFR(voo por regras visuais) e o IFR(voo por instrumentos). Como em qualquer aeroclube, o piloto virtual iniciante também deve começar pelo voo VFR, ou seja, nada de instrumentos de navegação. Sua principal arma é o seu olhar.
    As primeiras matérias a serem estudadas para se começar a voar é: teoria de voo, meteorologia, navegação e conhecimentos técnicos. Falando de forma extremamente resumida e totalmente coloquial, na teoria de voo você irá estudar basicamente a seguinte coisa: "por que o aviãozinho voa?" Já na navegação, o próprio nome já diz. "Não, você não vai navegar no mar." Continuando, o próprio nome já diz. Basicamente, a navegação é um método em que se utiliza das mais diversas regras em que se feitas  de forma correta, a mesma te levará de um ponto A ao ponto B. A meteorologia é aquilo que todo mundo entende por parte, todavia a meteorologia em que você irá estudar é uma meteorologia totalmente diferenciada. Ela é uma meteorologia "modificada" para a aviação. Ou seja, um piloto não assiste o noticiário para saber se poderá ou não voar.  Te garanto que ao estudar o básico da meteorologia aeronáutica, você nunca mais irá observar a temperatura, umidade do ar, previsão de chuva, etc olhando apenas a previsão do tempo na TV. Bom, agora vem a parte de conhecimentos técnicos. Conhecimentos técnicos é basicamente, você entender um pouco do motor de sua aeronave, saber como se guia aquele determinado pássaro de ferro, conhecer sobre o combustível, a estrutura, a performance, etc. Agora vem a parte mais legal! A escolha da aeronave.

Escolha da aeronave

    Agora, irei dar-lhe instruções e dicas para você escolher e tirar do hangar o seu avião para começar o  treinamento.
   "Não, você não irá começar com Boeing ou Airbus". Caso seja um Boeing Stearman sua escolha será relevada kkk. "Sim, você irá começar com os famosos teco-tecos. Ou seja, larga esse FMC e pegue a caneta e a régua. Normalmente, um iniciante na aviação virtual larga de mão todo o estudo para se voar com um jato de grande ou médio porte. O principal motivo disso é achar os "teco-tecos" lerdos e chatos. Mas olhando por outro lado, os MNTE( monomotores terrestres)são muito interessantes e divertidos. Imagine você, realizando aquele "voozinho" no fim do dia a bordo de um C172 com o deslumbrante visual do Grand Canyon, ou estar no comando de um C185 Bush pronto para o pouso em um lago do Alasca.
 Acima falamos de conhecimentos técnicos, logo, é TOTALMENTE inviável ficar trocando de aeronave durante o seu aprendizado. Ou seja, o aprendizado é muito mais cansativo e demorado quando você troca de aeronave a cada voo. Exemplo: em um voo você usa um Piper, no outro você usa um Cessna, no outro um De Havilland, e por ai vai. Mas no que está relacionado os conhecimentos técnicos com a aeronave? Basicamente, cada avião possui um sistema, um motor e uma performance diferente. Ou seja, o seu avião deve ser minuciosamente estudado. Imagine! No dia 8 você fez um voo à uma velocidade de 120 KTS utilizando uma determinada aeronave. Já no dia 9, em um outro voo, a sua outra aeronave não atingia os mesmos 120 KTS mesmo estando com potencia total. E não estamos falando somente de velocidade. O voo em uma aeronave que você não conhece pode ser extremamente perigoso e algumas vezes "fatal". Um belo exemplo é a quantidade de combustível que você coloca. Alguns aviões consomem mais em uma determinada rota em relação a outros aviões nesta mesma rota. Então fica a dica:escolha a sua fabricante e o seu modelo de avião favorito para o treinamento.
OBS: durante o treinamento o piloto iniciante pode sim mudar o modelo de aeronave, seja quantas vez for. Todavia, essa nova aeronave deve ser minuciosamente estudada.

Vale lembrar também, que você deve ter a escolha de qual meio da aviação você irá estudar. Ou seja, antes de começar a estudar, escolha qual o seu ramo da aviação favorito. Pode ser tanto o ramo da asa rotativa (helicópteros) como o ramo da asa fixa (avião).

Agora, darei dicas de aeronaves que podem ser usadas no treinamento.
OBS: estarei levando em conta a facilidade de operação, qualidade e eficiência da aeronave

Estarei dando dicas de somente uma aeronave por fabricante para não ficar muito grande.
Mas você também pode pesquisar outros modelos para sua instrução

Cessna 152 

Ótima aeronave. Possui um sistema eficiente e de fácil operação. Uma das aeronaves mais utilizadas na instrução do curso de piloto privado (PP) no Brasil e no exterior.

Motor: VCO Lycoming O-235-LC2/Potencia:110HP a 2500RPM



Piper Cherokee 180

Apesar do consumo de combustível ser um pouco mais elevado em relação às demais, ela tira nota 10 na eficiência e na potencia. Ótima para instrução e transporte de passageiros. Painel limpo, com instrumentos bem organizados e de fácil leitura


 Motor: Lycoming O-360 180HP de 4 cilindros





Aero Boero 115B

Um dos mais utilizados na instrução do piloto brasileiro. O famoso Boerão tira uma ótima nota no quesito, economia. Por isso é um dos aviões a possuir as horas mais baratas de determinado aeroclube.


OBS: Não homologado VFR noturno.







Fabricante: Aero Boero (Argentina)
Número de assentos: 2
Motor: 1AVCO Lycoming O-235 C2A 2400RPM
Potência: 115HP a 2800RPM
Comprimento: 7,23 m
Envergadura (distância entre as duas pontas da asa): 10,78 m
Altura: 2,05 m
Altura: 2,10 m
Peso vazio: 557 kg
Peso máximo de decolagem: 770 kg
Velocidade de cruzeiro: 145 KM/K
Velocidade máxima: 220 KM/H
Capacidade máxima do tanque do óleo: 5,68 Litros
Capacidade mínima operacional do tanque do óleo: 3,79 Litros
Autonomia: Entre 4:30 e 5 h de voo
Consumo horário: cerca de 25 litros por hora
Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 57,5 Litros
Volume total de combustível residual nos tanques: 5 Litros
Velocidade de stall sem flaps: 52 mph (Milhas por hora)
Velocidade de stall com 45 graus de flaps: 42 mph
Posições de flaps: 4 dentes (0, 15, 30, 45 graus)
Fator de carga positivo (máximo): +3,8G (flaps recolhidos) +2G (Flaps em 45 graus)
Fator de carga negativo (máximo): -1,52G (São proibidas manobras que produzam fator de carga negativo)

Robinson R22 

Um dos helicópteros mais vendidos no mundo e utilizado em larga escala na instrução de pilotos brasileiros. Toda essa conquista é explicada pelo baixo custo de manutenção e aquisição. O R22 é um helicóptero de ótima eficiência e aprendizado. Possui instrumentos bem organizados e de fácil manuseio.






Motor: Lycoming O-360 de 4 cilindros, carburado
Potência: 131HP
Peso máximo de decolagem: 1370lb
Peso vazio aproximado (incluindo óleo e aviônica): 880lb
Capacidade de combustível: 16,9 gal
Capacidade de combustível auxiliar: 9,4 gal
Velocidade máxima: 102 KTS
Velocidade máxima de cruzeiro: 96 KTS
Alcance aproximado com combustível auxiliar: aproximadamente 228NM
Teto máximo: 14.000 pés
Sistema elétrico: 14 volts



      Bom, agora que já você já obteve algumas dicas de boas aeronaves e já escolheu qual o tipo de aeronave que você irá voar, você deve estar com a seguinte duvida: "já sei tudo que devo fazer, mas onde devo voar?"
      O voo visual é feito utilizando uma carta em que você pode se obter informações de relevo, referências e entre muitas outras coisas. Porém, voando em um local que você não conhece, é muito grande o número de chances de você se perder. Lógico, que com muito treinamento e com muitas horas de voo, voar em um local que você não conhece, será muito uma atividade muito mais fácil. Todavia, é totalmente recomendável o piloto virtual iniciar seu treinamento em uma área que o mesmo já conhece. Uma boa cidade para você começar a sua simulação, é a cidade em que você vive, pois você já conhece alguns pontos de referencias e também o terreno. Se puder, também tente baixar ou comprar um cenário da região que você irá voar.


Bom, era isso que queria informar a todo piloto virtual que está começando agora a voar. Já vi muitas pessoas com duvidas, ou seja, meio perdido no ramo da aviação virtual e isso é muito prejudicial ao seu aprendizado. Espero que você tenha tirado algumas de suas duvidas e fique de olho no Flight Silva. Em breve estaremos explicando as matérias de estudo.

Como diz o aviador Salles, pilote um livro e leia um avião.

Bons voos

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Antes de tudo meu nome é Jonatha Silva e sou o Presidente/Criador do blog Flight Silva e estou trazendo um RESUMO do que vocês deveram aprender para simular online nas redes IVAO e VATSIM, o intuito da criação dessa "apostila do iniciante" é justamente ajudar novos pilotos que estão começando na aviação virtual.



                      RVSM - Separação vertical minima de trafego

 Bem, a separação de duas aeronave na mesma aerovia mas em sentidos contrarios
a altitude de separação é de 1000Ft. Já duas aeronaves no mesmo sentido e na
mesma aerovia e altitude igualada, a altitude de separação será de 2000ft.
 Lembrando que Quando a direção de voo da aeronave é do SUL para o NORTE o nivel de voo
devera ser impar (310,350,370,Etc...) e quando a rota for no sentido NORTE para
SUL o nivel de voo devera ser par (340,380,400,Etc...)

 Mas essas são as regras mais básicas para voarmos com segurança e conhecimento.

 Estamos no solo de Guarulhos preparado nosso voo para o Galeão.E no caso
nossa rota será SJC (VOR-São José dos Campos) - UZ42 (Nossa aerovia) -
Mulod (Ultimo fixo da rota que pode fazer parte da nossa aproximação.)
 Ok,agora vamos selecionar nossa saida para isso temos que checkar o METAR
do aeropoda no caso Guarulhos.No momento o metar é:

''SBGR 051200Z 13003KT 5000 HZ BKN015 21/18 Q1019'' Agora vamos interpreta-lo

051200Z : Dia 05 ás 12:00 Horas(Zulu)

13003KT : Vento de 130º com 03 Nós

5000 : Visibilidade de 5000M

HZ : Nevoa seca moderada.

BKN015 : Nublado a 1500Ft.

21/18 : Temperatura 21º/ ponto de orvalho 18º

Q1019 : QNH de 1019 hpa

 Após isso para saberos a pista em uso vamos checar o vento que no momento
é de 13003KT (130º com 03 Nós) As pistas que temos em Guarulhos é a 09 e a 27
Agora fazemos o seguinte.

130º (Vento)
090º (Pista 09 com 0 a frente)
270º (Pista 27 com 0 a frente)

 De 090º para 130º a diferança é de 040º. de 130º para 270º a diferença é de
140º e ja que 040º é menor que 140º a pista ativa é a 09L (Decolagem)
09R (Pouso).

(Se não entendeu direito deixo aqui um link de download do Metarparser, ele interpreta tudo do metar mas só não diz a pista ativa mas vai facilitar muito a sua vida : http://www.4shared.com/zip/Ps8RDnvq/metarparser_-_superfs.html - Link Super FS)

 Então nossa rota vai ficar SJC - NOGUR - PERES - MULOD. Então vamos selecionar a saida
Nemo 09 com transição em Nogu1(Nogur 1) ja que temos o fixo de nogur
na nossa rota ou poderiamos fazer a saida PERE1A (Peres 1A).Então programada
nossa rota vamos pedir autorização para o controlador (Delivery,Solo,Torre,
ou quem estiver online.)


Piloto : Solo Guarulhos muito boa tarde TAM XXXX solicitou Galeão no
nivel 250.

Solo : Okay, TAM XXXX aguarde para cópia.

Solo : TAM XXXX Pronto copia ?

Piloto : Sim, pronto cópia.

Solo : Autorizado instrumentos (IFR) Galeão nivel 250 decola da 09L saida
Nemo09 com transição em Nogu1 (Lembrando que o controlador poderá passar
outra saída ai o Piloto tera que modificar sua saida no FMC) Seu transponder
é o 4307 cortege.

Piloto : Okay, autorizado Galeão nivel 250 decola da 09L saida Nemo09 Com
transição em Nogu1 transponder 4307 cortejou o TAM XXXX

Solo : TAM XXXX cortejamento esta correto, chame solo quando proto para
push back e acionamento

Piloto : TAM xxxx pronto para Push Back e Acionamento

Solo : autorizado PB/AC chama quando pronto para taxi.

Piloto : TAM XXXX pronto para taxi.

Solo : autorizado taxi via H,B,G até o ponto de espera da 09L reporta
no mesmo.

Piloto : Okay autorizado Taxi ao ponto de espera da 09L via H,B,G.

Piloto : No ponto de espera da 09L.

Solo : contacta torre Guarulhos na frequência XXX.XXX

Piloto : okay, contacta torre guarulhos frequencia XXX.XXX

Piloto : Torre Guarulhos muito boa tarde é o TAM xxxx No ponto
espera da 09L.

Torre : Autorizado alinhar e decolar pista 09L (Ou alinhar e manter,O
Mantenha posição, dependo do trafego do aeroporto)

Piloto : Alinhando e decolando pista 09L SBGR.

Torre : TAM xxxx Decolado aos 01 da hora (Supondo que vc decolou as
16:01 ele pega o ultimo numero 01 e informa ao piloto.) cordene Unicom
122.800 ( Ou se estiver na VATSIM 123.450)

 E quando estiver na UNICOM somente reporte as coisas basicas do voo
como por exemplo : TAM xxxx estabilisado nivel 250. TAM XXXX
iniciando descida para SBGL. TAM xxx iniciando app Pista 15 SBGL.
TAM xxxx Reporto pista 15 sbgl livre taxiando para os gates.

 Agora vamos falar de uma coisa bem básica na aviação o Circuito de trafego padrão.

 O circuito de trafego padrão é constituido por 5 pernas, sendo essas

* Perna contra o vento
* Perna de traves
* Perna do vento
* Perna Base
* Reta final



No circuito de trafego padrão aeronaves a combustão deverão manter a altitude de 1000Pés e aeronaves a reação/Turbo-Hélices deverão manter 1500Pés em relação a altitude do aerodromo.

           Agora vamos falar sobre as cartas aereas.

ADC     : Carta de aerodromo
AOC     : Carta de obstaculo
ARC     : Carta de area
ATCSMAC : Carta de altitude minima de vigilância de ATC
GMC     : Carata de movimento no solo
IAC     : Carta de aproximação por instrumentos
LC      : Carta de pouso
PATC    : Carta tapográfica de aproximação de precisão
PDC     : Carta de estacionamento de aerodromo
SID     : Carta de saida normalizada - voo por instrumentos
STAR    : Carta de chegada normalizada - voo por instrumentos
VAC     : Carta de aproximação visual

 Okay vamos iniciar nosso voo...Aeronave configurada e tudo vamos iniciar Push Back e Acionamento então vamos pegar a carta
ADC ai vamos chamar o solo e apos o cortejamento ele vai te passar as taxiways que deverão ser utilizadas
até o taxi ao ponto de espera.Após sabermos as taxiways vamos taxiando por elas até o PE (Abreviação para Ponto de Espera)
Quando chegarmos ao PE vamos solicitar permissão para decolagem nossa saida é NEMO09.NOGU1 Então vamos abrir esta
carta de saida que no caso vai ser a SID  e ai sim após sabermos nosso percurso e tudo podemos decolar...Chegando no
aeroporto de destino vamos ver a chegada que devera ser efetuada no caso MULO1A para pista 15 em SBGL.Após sabermos
nossa chegada vamos abrir a carta STAR e chacar nosso percurso até a app e também a frequência ILS da pista...Após o
pouso vamos abrir a carta ADC do aeródromo para sabermos as taxiways que devemos seguir até o Gate.

                                                      (ADC Guarulhos carta de solo)





                                                   (SID Nemo 09 TRZ. Nogur - SBGR)


                                                  (STAR Mulod 1A pista 15 SBGL)

                                                                    (ADC de SBGL)

                                         (E é essa carta que utilizamos para saber onde fica o gate
                                                    que o controlador informou a você)



                                               Agora vamos falar do alfabeto fonético

A - ALFA
B - BRAVO
C - CHARLIE
D - DELTA
E - ECHO
F - FOXTROT
G - GOLF
H - HOTEL
I  - INDIA
J - JULIET
K - KILO
L - LIMA
M - MIKE
N - NOVEMBER
O - OSCAR
P - PAPA
Q - QUEBEQ
R - ROMEU
S - SIERRA
T - TANGO
U - UNIFORME
V - VICTOR
W - WISQUEY
X - X-RAY
Y - YANK
Z - ZULU

 Bem ai digamos que vc esta como PT-RSL você não vai cortejar torre Guarulhos é o P-T--R-S-L... ao inves disso você fala Torre Guarulhos é o Papa Tango - Romeu Sierra Lima... Pois isso foi criado para não criar confusões em pleno ar pois se você estiver voando como TAM3636 e outra pessoa estiver como TAM3666 e você estiver em emergência e falar três seis três seis ele pode se confundir e passar as informações erradas e ai vão ter três chances para ele

1 - Perceber o erro e salvar seu voo

2 - Perceber o erro e ser tarde demais

3 - Nem perceber o erro, só apos o pior tiver ocorrido.

              Informações adicionais do nosso amigo Loyz Carlo do grupo da IVAO-BR

15.3.7 Não devem ser utilizadas palavras que:
 

a) em virtude de sua semelhança fonética, possam gerar confusão no
entendimento.
Exemplo: Aguardar com decolar, hold com roll, afirmativo com negativo.
 

b) sejam vazias de significado.
Exemplos: Ok, ah, eé...


 Evitem falar "AFIRMATIVO" por que pode haver corte na comunicação e o controle ou piloto pensar que foi "NEGATIVO" Nesses casos falem sempre "AFIRMO" Usem AFIRMO ou NEGATIVO.
  
Ex.: Tam xxxx tem condições de ingressar na taxiway A? 
Tam xxxx : Afirmo 

 As palavras Ciente (em portugues) e Roger (em inglês) numca deveram serem utilizadas quando o controlador pedir cortejamento,sempre cortege (repita) as informações recebidas.

Informações acima são oriundas da  ICA 100-12.

                                                  Calculo de combustível

 Se você ''simula'' em alguma V.A é essencial que você saiba o calculo de combustível como por exemplo a Fedexv lá uma das aeronaves mais usadas na V.A é o MD-11F que consome 8.000Kg de combustível por Hora então para calcularmos vamos para a Matemática - Regrinha de três (Aprendi no 1º ano do ensino médio.

É bem simples dou-lhe um belo exemplo abaixo:

MD11F consome 8.000Kg de combustível por hora (8.000KG = 17.600Lbs//Sei porque utilizei o conversor de unidade do Iphone). Vamos supor que iremos fazer um voo entre SBCT - EDDF (Claro que a Fedexv não faz esse voo (ACHO).E esse SBCT - EDDF dura 11H e o aeroporto alternativo mais 1H totalizando um voo de 12H, agora vamos para os cálculos.

8.000Kg ---------------------- 1H
     X Kg ---------------------- 12H

Multiplicamos em Crus (X)

1.X = 8.000.12
 1X = 96.000
   X = 96.000 / 1
 / X=96.000Kg / E o incrível conversor do Iphone nos diz que 96.000Kg =  211.600Lbs mas não se preocupem vocês não vão precisar ter um Iphone em mãos para converter o valor de Kg para Lbs pois quase sempre que você for pesquisar no incrível GOOGLE ele quase sempre dirá o valor em Lbs.

Deixo abaixo os consumos das aeronaves por Hora.

 AERONAVES                     Consumo em KG           Consumo em Lbs.


  • ATR                                       650kg/h                      1433.00Lbs/h
  • B727                                    5.670kg/h                       12.500Lbs/h
  • B733-300                            2.200kg/h                          4.850Lbs/h
  • B737-700                            2.500kg/h                          5.511Lbs/h
  • B737-800                           2.550kg/h                         12.235Lbs/h
  • 747                                     9.500kg/h                         20.943Lbs/h
  • B767                                  5.200kg/h                          11.464Lbs/h
  • B777                                  7.500kg/h                          16.534Lbs/h  
  • A319/320/321                    2.700kg/h                            5.952Lbs/h
  • A330                                  5.500kg/h                          12.125Lbs/h
  • A340                                  7.500kg/h                          16.534Lbs/h
  • MD-11                                8.000kg/h                         17.636Lbs/h

    Continua...
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