É POSSIVEL MERGEAR UM AIRBUS COM SHARKLETS E VC PARA O FS2004?
Nós do Flight Silva, recentemente recebemos muitas mensagens de vários entusiastas da simulação, que assim como a gente, está completamente ansioso para saber se é possível mergear um Airbus da Wilco, com um modelo com Sharklets e Virtual Cockpit (nós já havíamos desenvolvido esse merge em 2013, o mesmo pode ser encontrado aqui - Não contêm vc). Porém como o modelo externo que utilizamos para realizar a aeronave é de um pack de tráfego, o mesmo não é tão bem detalhado como o Airsimmer e até mesmo os modelos da Wilco, e sua qualidade externa e de suas texturas não são tão boas, mas infelizmente era o único modelo de Airbus com Sharklets que tínhamos disponível na web naquela época.
Não se passou muito tempo desde que o merge foi desenvolvido pela nossa equipe, e a Project Airbus lançou seus modelos com Sharklets também (que pode ser encontrado aqui - Não contêm vc), porém os mesmo não continham um virtual cockpit, o que tornará impossível a implementação de um no merge (para o Flight Simulator 2004). Ou era o que pensávamos.
Recentemente foi encontrado num fórum russo, modelos criados entre Wilco e 50 North para o Boeing 737-3/4/500 desenvolvidos pelo Tmoos, e os mesmo continham um virtual cockpit da própria Wilco, foi um avanço completo para simulação no Flight Simulator 2004, tendo em vista que muitos ainda utilizam essa plataforma para realizarem seus voos virtuais. Mas, por que é impossível adicionar Virtual Cockpits nos modelos de aeronaves do FS2004, e é possível fazer isso no FSX? A explicação é simples, os virtual cockpits no FS2004 são modelados em um único arquivo de modelo (.mdl). já no FSX, eles são modelados separadamente, mas o que isso quer dizer? De forma simplificada, para alterar o VC de uma aeronave no FSX basta alterar o .mld do virtual cockpit em questão, e torcer para que dê certo (há uma chance de 90% de ocorrer tudo conforme o esperado). Mas no FS2004 não temos a mesma liberdade, por os modelos serem todos juntos, temos que alterar as linhas de código do panel.cfg e torcer para que quando inicializarmos o FS o vc apareça (nesse caso as chances caem para 50%), e se houver erro, deve-se rever todas as linhas que foram alteradas, mas muito provavelmente você não vai conseguir adicionar o vc na aeronave.
A questão é, depois de terem desenvolvido os B733/4/5 com virtual cockpit, vocês não acham que eles tentaram colocar um vc num A320 com Sharklets? Afinal, esse não é um desejo só nosso, não? Por hora, a resposta que tenho para vocês é, não! Não é possível, ainda, desenvolver um A320 com Sharklets e Virtuak cockpit para FS2004. Mas tenham certeza, de que quando for possível realizar tal feito, o merge será publicado aqui no blog.