Flight Silva

Flight Silva
Autor : Paulo Sergio , vencedor do terceiro concurso de prints para o Banner do Blog. Parabéns Paulo.

Papo de piloto - By Frederico Veiga


O gigante A380



Artigo baixado e travado: Frederico Veiga

Quando se está em casa nos simuladores de vôo, procura-se sempre chegar o mais próximo possível da realidade, principalmente no quesito condições meteorológicas, mas para que isso aconteça, não é preciso ir a lugar algum, pode-se ficar sentado no cockpit virtual, fazer alguns cliques e acessar sites a respeito e logo tudo fica pronto para decolar. É fato que entre a simulação e a realidade há diferença, mas com o avanço da tecnologia aplicada aos simuladores, chega-se muito próximo do real.

Recentemente a Airbus lançou o seu maior avião de passageiros, o A380-800, trazendo uma sofisticada tecnologia em software e sistemas de controle de vôo, como o Power–by–wire que eliminou os circuitos hidráulicos, sendo estes substituídos por circuitos elétricos ou eletrohidráulicos. Esse novo sistema, apesar de oferecer grandes vantagens, pelo fato de ser controlado diretamente por computadores digitais, o que diminui significantemente os custos de manutenção, será utilizado apenas em algumas aeronaves como A380 ena serie A350, não substituindo o Fly-by-wire já existente em alguns modelos da Airbus, cujos componentes são 100% hidráulicos.

Outra característica do A380-800 é sua arquitetura de aviônicos modulares integrados que até então era usada somente em aviões militares, o sistema utiliza fibra ótica de alta velocidade, ligado a um backbone ethernet, o que reduz o cabeamento e o peso da aeronave, tornando as operações totalmente digitais.

No cockpit do A380 estão dispostos oito ecrãs (telas), através de um trackball (similar a um mouse). Este dispositivo de indicação é formado por uma esfera apoiada em dois roletes que formam um ângulo reto entre si e traduzem os movimentos da esfera em deslocamentos horizontais e verticais do cursor na tela. Em sua maioria, os trackballs possuem, ainda, um ou mais botões que servem para acionar comandos e executar outras atividades. No trackball, o conjunto permanece fixo na mesma posição e a esfera é girada com a mão. Os ecrâs são multifuncionais e destinam-se a câmeras para auxiliar nas manobras (2), ao sistema de vôo e motores (4) e acesso aos manuais do avião, cartas de voo, mapas de um determinado aeroporto (2).

O A380 possibilita ao comandante obter uma rota alternativa, a fim de evitar tempestades e turbulências, sem comprometer a segurança de vôo e sem alterar a trajetória, fornecendo, informações sobre o metar (meteorological aerodrome), detalhes das vias de rolamento e permitindo verificar os registros de manutenção.

Sendo o maior avião de passageiros já fabricado, o A380 requer uma grande visibilidade para as manobras nos pátios dos aeroportos, onde utiliza uma área de oitenta metros quadrados. Para atender a necessidade de manobra, os engenheiros da Airbus instalaram duas câmeras, para ajudar no táxi do avião, uma delas está localizada no estabilizador vertical e a outra no trem de pouso, na roda da proa, transmitindo as imagens em tempo real para os pilotos, facilitando a manobra da aeronave.

Do estudo depreende-se que da mesma forma que nos simuladores virtuais, com apenas um clic o comandante do A380 pode obter todas as informações, em tempo real, sobre a aeronave. Com isso, percebe-se que a realidade está mais próxima da simulação e as simulações mais próximas da realidade






Fontes

http://www.aviationtoday.com/av/categories/commercial/792.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A380

http://www.airliners.net/open.file/957790/L/

http://www.airliners.net/open.file/1289360/L/

http://www.airliners.net/open.file/1291872/L/


Nenhum comentário:

Postar um comentário